Jardim Botânico

 

 

 

Preços e Horários

Preços

 

R$ 6,00 - Individual 
Gratuidade para: 
Crianças até 7 anos 
Adultos a partir de 60 anos

 

 

Arboreto

O arboreto científico (parque) está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto. O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão.

 

 

Museu do Meio Ambiente

O Museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h (nas primeiras terças-feiras do mês, até às 20h).

A entrada é gratuita. 
Informações: 21) 3204-2504

Acesso 
Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro

 

 

Visitando o Jardim

Centro de Visitantes é o ponto de referência da visitação e atendimento ao público através do Programa de Interpretação Ambiental No Centro de Visitantes são oferecidos gratuitamente folhetos e mapas interpretativos do parque. Visite neste site a Trilha Virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

 

Banheiros

  • junto ao Centro de Visitantes/Café Botânica - masculino, feminino e PNE (portador de necessidades especiais)

  • junto ao Centro de Visitantes/Café Botânica - masculino, feminino e PNE (portador de necessidades especiais); com fraldário

 

 

Quando for  visitar, observar que:

  • Folhas, flores e frutos são considerados material botânico e coletados pela equipe do Jardim Botânico para fins técnico-científicos, não devendo ser retirados pelo público.

  • Plantas são seres vivos e, quando seus troncos são riscados, tornam-se alvo para a entrada de agentes que podem trazer doenças ou mesmo a morte do espécime. Por isso, não risque as árvores.

  • É expressamente proibido alimentar animais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

  • É expressamente proibido trazer animais (salvo cães-guia em serviço) para qualquer área do Jardim Botânico do Rio de Janeiro sem autorização prévia do Ibama. Essas medidas visam proteger a fauna silvestre local. Saiba mais sobre esse assunto.

  • Só é permitido fazer lanches em áreas próprias. Lixo fora das lixeiras atrai animais nocivos à fauna do Arboreto.

  • As placas de identificação das espécies botânicas devem ser conservadas para apreciação de todos, pois garantem os registros científicos e de procedência da planta.

  • Aparelhos sonoros perturbam os animais silvestres e interferem na percepção dos sons presentes no Arboreto.

  • A não observância das normas de proteção deste Instituto pode significar prática de crime ambiental de acordo com a Lei nº9605/1998.